RIO ? O Procon Carioca vai promover um curso para funcionários de agências bancárias com o tema ?Os Novos Direitos dos Consumidores?. A primeira instituição a fazer a capacitação será o Bradesco, que ocupou a primeira posição no ranking de reclamações do Banco Central tanto no bimestre novembro/dezembro, quando no do segundo semestre de 2016.
No total, serão cinco horas de aulas, cujo objetivo será conscientizar os funcionários das agências sobre os direitos dos consumidores para identificar e evitar práticas abusivas e enganosas. Cerca de 70 funcionários de diversas agências do Bradesco farão o curso, que acontece nesta quarta-feira, dia 25, das 8h30m às 13h, nas instalações do Bradesco, no Rio Comprido.
?O Bradesco vinha apresentando alto índice de reclamações no Procon Carioca com denúncias de cobranças indevidas e tempo de espera em fila, mas isto já está diminuindo. Outros bancos também precisam melhorar muito a qualidade no atendimento. Isto nos levou a chamar as instituições bancárias para capacitar seus funcionários sobre os direitos do consumidor. Este é o trabalho do Procon Carioca, conscientizar para melhorar a relação entre empresa e cliente. E quem ganha é o consumidor?, disse o presidente do Procon Carioca, Jorge Braz.
As aulas serão ministradas pelo professor de Direito Renato Porto, que irá abordar conceitos legais do Código de Defesa do Consumidor e passar orientações importantes sobre como aplicar as regras nas relações de consumo. As aulas também ensinarão a importância do direito à informação clara e adequada que deve ser prestada aos clientes no momento da contratação dos produtos do banco. O Procon Carioca pretende estender o curso às demais instituições bancárias.