A sinalização horizontal na Avenida Brasil, esquina com a Rua Visconde do Rio Branco, onde está localizada a Praça do Migrante, recebeu reforço neste início de semana. No local a conversão de veículos à esquerda é proibida e pode ser perigosa para os motoristas que insistem em não fazer o looping de quadra. Ao invadir a canaleta exclusiva de ônibus, além dos riscos de acidente, as lentes dos radares acabam flagrando a infração.
O prefeito Leonaldo Paranhos destaca a importância de os motoristas que trafegam no sentido Oeste fazerem a conversão correta, entrando na Rua Manoel Ribas para depois acessar a Rua Paraná e na sequência a Visconde do Rio Branco e, então, cruzar a Avenida Brasil. Ele lembrou que ao fazer a conversão irregular o motorista acaba sendo multado e não é este o propósito, mas sim garantir segurança viária.
No ano passado, dois acidentes aconteceram no local por conversão irregular. “A gente determinou aqui um grande símbolo para sinalizar antes de chegar ao semáforo e outro logo depois, mostrando que é proibido virar à esquerda. Quando vira à esquerda o radar acaba multando e a gente não quer isso”, enfatiza o prefeito.
Luciane de Moura, encarregada do setor de Educação da Transitar, explica que a sinalização está bem visível no local, tanto a vertical quanto a horizontal. “As placas indicam, com antecedência, qual via utilizar e como fazer o looping de quadra. Falta atenção dos condutores. Quando estamos numa via, conduzindo um veículo, a responsabilidade aumenta em relação a minha segurança e dos demais, por isso temos que deixar o celular de lado, e ter a atenção toda voltada para o trânsito. Outro fator que está influenciando nos sinistros é a pressa. As pessoas têm muitas coisas para fazer, para pensar, tempo para chegar e acabam dispersando”, diz Luciane de Moura.
Ela destaca ainda a necessidade de as pessoas prestarem atenção na sinalização. “Caso esteja com dúvidas em que via seguir, estacione o veículo e leia as placas. Vamos conseguir mudar as estatísticas com a colaboração de todos”, enfatiza.
Foto: Secom