Cotidiano

Porto Alegre: Marchezan diz que campanha não é do PSDB e sim da mudança

2016 941752401-201609281311214823.jpg_20160928.jpgPORTO ALEGRE ? Na disputa por uma vaga no segundo turno em Porto Alegre, o candidato do PSDB, Nelson Marchezan Júnior, disse nesta quarta-feria que não se apresenta como um voto anti-PT, mas reconhece que vem obtendo votos de eleitores que não querem a manutenção da atual administração, mas também de eleitores que são contra o retorno do PT ao poder, onde ficaram por 16 anos. O PSDB não tem tradição em Porto Alegre, aparecendo pela primeira vez numa disputa municipal. Marchezan Júnior está embolado com Raul Pont (PT) e Luciana Genro (PSOL) na briga por uma vaga no segundo turno, enquanto Sebastião Melo (PMDB) lidera as intenções de voto com uma margem de vantagem confortável em relação aos adversários.

Eleições Porto Alegre

? Essa não é uma campanha do PSDB: é de mudança ou de retrocesso ? disse Marchezan AO GLOBO.

Na prática, Marchezan e Luciana Genro acabam atraindo votos descontentes com a atual gestão e com o PT. O tucano, no entanto, afirmou que não quer nacionalizar ou ?ideologizar? a candidatura. Ele fez campanha nesta quarta-feira na chamada Esquina Democrática, no centro de Porto Alegre.

? Não estamos vinculados a estilos tradicionais de campanha. As pessoas querem saber o que dá para melhorar. Não sou anti-PT, não estou fazendo uma campanha contra ninguém. O voto, talvez pela primeira vez em Porto Alegre, está sendo menos ideologizado e mais racional ? disse Marchezan.

Apesar de ser deputado federal, ele disse que a campanha tem ficado em temas locais:

? Concorro com o Raul Pont e não com o José Dirceu, com o Melo e não com o Michel Temer ou o José Ivo Sartori (governador do Rio Grande do Sul), e com a Luciana Genro, não com o Tarso Genro (por ser filha dele). Essa pé uma forma velha de se pensar ? disse ele, ao perguntado sobre o fato de ser filho de Nelson Marchezan.

O tucano tem 1m54s de programa, além de 8m1s de inserções ao longo do dia e tem um estilo que chama a atenção. Ele aproveita selfies e filmagens que faz com eleitores e aparece sempre caminhando e falando, ao mesmo tempo.