VARSÓVIA – O escuto contra mísseis do EUA que será instalado na Polônia não é uma ameaça à segurança da Russia, declarou neste domingo o ministro das relações exteriores do país europeu. Witold Waszczykowski foi citado pela agência de notícias estatal polonesa defendendo a política do país e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
“O presidente Putin sabe muito bem que o escudo anti-míssil na Polônia não tem relevância alguma para a segurança russa. Esse sistema é para defender a Europa de um ataque de misseis do Oriente Médio”, disse ele em entrevista publicada neste domingo.
Na sexta-feira, Putin afirmou que a Polônia e a Romênia poderiam se tornar alvos potenciais de misseis russos por manterem equipamentos do sistema, que a Rússia considera uma ameaça.
“Entretanto, a presença militar americana (na Polônia) é uma resposta a esse comportamento agressivo das autoridades russas, que estão tentando nos assustar. Será uma presença defensiva, não para atacar”, conclui Waszczykowski.