BRASÍLIA – O líder do governo no Senado e presidente do PMDB, senador Romero Jucá (RR), disse nesta terça-feira que o resultado do PIB veio dentro do esperado. Ele disse que a previsão inicial era um PIB negativo de 3,8% e o resultado foi PIB de 3,6% , reforçando que o ano de 2016 foi um ano de desastre para economia. Jucá repetiu a avaliação do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, de que o PIB do ano passado ainda é a imagem do retrovisor, e que 2017 será diferente.
O líder governista prevê que, independente de qualquer tipo de turbulência, estaremos dando um passo maior ainda para, ao final de 2017.
? O que é importante? É importante definir bem a diferença entre 2016 e 2017. 2016, estamos olhando pelo retrovisor. E no retrovisor a paisagem é nebulosa, de crise. Se a gente olhar para frente, a gente vai ver 2017 com outro tipo de paisagem, com alvorada, com números novos, com uma imagem e uma projeção bastante animadora da economia. Portanto, nós tivemos dois momentos diferentes, que mostram que o resultado da mudança de governo está dando certo para a economia e para o país ? disse Jucá.
O líder do governo argumenta que , depois da posse permanente do presidente Michel Temer, em 1º de setembro, dos últimos seis meses, foram dois meses de Natal, Carnaval e recesso. E que em pouco tempo, quatro meses, conseguiram votar matérias muito importantes para a recuperação das contas do país.
? E iniciamos discussão de outras matérias que há décadas o Congresso não enfrentava. A sinalização de unidade do Congresso é muito forte. Nós vamos votar as reformas. Claro, discutindo, melhorando, mas avançando na sinalização e no controle do gasto público. Se nós fizermos isso, e estamos dispostos a fazer, independente de qualquer tipo de turbulência, estaremos dando um passo maior ainda para, ao final de 2017, nós termos já ultrapassado todo esse período de crise e termos um 2018 extremamente animador ? garantiu Jucá.