Cotidiano

Pepe volta a prometer centro logístico para Cascavel

Cascavel – A Ferroeste voltou a ser o centro das atenções ontem na Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), com a presença do secretário estadual de Infraestrutura, José “Pepe” Richa. O encontro do conselho administrativo da Ferroeste costuma ser realizado na capital paranaense, mas Cascavel foi escolhida justamente por ser considerada estratégica para o plano de expansão da ferrovia.

O secretário estadual Pepe Richa voltou a falar sobre a implantação de um dos cinco centros logísticos do Paraná em Cascavel. Os demais devem ser construídos nas cidades de Maringá, Ponta Grossa, Guarapuava e Guaíra. Serão pontos de armazenagem de grãos, estacionamentos e áreas de serviço nessas regiões estratégicas para o transporte de cargas.

“A instalação dessas estruturas é vital para atender a demanda ferroviária reprimida e vamos começar por Cascavel”, admitiu o secretário estadual.

O assunto não é novidade e já havia sido anunciado antes. Em fevereiro deste ano, o próprio Pepe Richa já falava do assunto, prevendo que o empréstimo seria assinado no segundo semestre deste ano. Isso porque os recursos serão angariados no BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Operação

A concepção e a forma de atuação desse centro logístico serão definidas com base nos estudos a serem iniciados. O programa, orçado em US$ 435 milhões, prevê investimentos em todos os setores de transporte do Estado. Do total, US$ 235 milhões serão via empréstimo do BID e US$ 200 milhões de contrapartida do governo estadual.

A decisão de implantar o centro logístico em Cascavel tem como justificativa a estrutura já existente, que, segundo Pepe Richa, será incrementada. Estudos serão feitos para avaliar a demanda e o potencial a ser alcançado a partir operacionalização do projeto. “Estamos finalizando os projetos do BID, contemplando não só os sistemas rodoviários, mas os ferroviários e os aeroportuários”, disse o secretário. O projeto já tramita na Secretaria do Tesouro Nacional em Brasília.

Túnel do tempo

Antes de iniciar a reunião do conselho deliberativo, Pepe Richa e o presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin de Araújo e demais conselheiros participaram de um encontro com o presidente da Acic, Edson Vasconcelos. Logo depois, foram conhecer as instalações da associação comercial e o Túnel do Tempo, inclusive com registros históricos das primeiras reuniões que contribuíram para transformar a extensão da Ferroeste em realidade.

Pepe Richa também aproveitou para destacar o papel importante que os caminhoneiros desempenham no desenvolvimento do Estado e que os investimentos no polo intermodal férreo não iram comprometer a atividade dos transportes rodoviários. “Todos vão funcionar de forma a se complementarem”.

Antes de retornar para Curitiba, Pepe Richa e os conselheiros visitaram as instalações da Cotriguaçu, no Terminal da Ferroeste, em Cascavel.

Paraná mais competitivo

Os investimentos no setor ferroviário reduzirão custos e tornará o Paraná mais competitivo, na avaliação do secretário Pepe Richa. “Esse novo projeto de expansão da Ferroeste também é interessante no contexto de redução da poluição no meio ambiente, comparando as locomotivas à emissão dos gases dos caminhões”.

A reunião em Cascavel serviu para avaliar as consultas públicas realizadas nas cidades de Guarapuava, Cascavel, Curitiba e Dourados (MS) e definir os próximos passos a serem seguidos rumo à implantação do projeto de expansão da Ferroeste, que vai ligar por meio de trilhos Dourados (MS) ao Porto de Paranaguá, passando pela estrutura já existente no oeste do Paraná.

O edital de chamamento do governo do Paraná será publicado na segunda quinzena de novembro.