NOVA YORK – Para marcar o Dia Mundial da Felicidade (20 de março), a ONU e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) convocaram os Smurfs, ícones da animação infantil, para uma campanha em prol do desenvolvimento sustentável. Com a “Pequenos Smurfs, grandes objetivos”, a entidade disse querer incentivar jovens pelo mundo a aprenderem e apoiarem objetivos adotados pelos líderes mundiais em 2015 para “ajudar a tornar o mundo mais pacífico, equânime e saudável”. As iniciativas vão de acesso a saneamento básico até empoderamento feminino.
A ONU premiou três jovens ? Karan Jerath (20 anos), Sarina Divan (17) e Noor Samee (17) ? por suas ações em defesa do desenvolvimento sustentável. Karan inventou um dispositivo de contenção que poderia evitar derramamentos de petróleo no mar e garantir a proteção da vida marinha; Sarina liderou uma iniciativa de empoderamento feminino em sua escola; e Noor usou seu blog e esforços com a Unicef para defender questões de justiça social e conscientização social.
A cantora Demi Lovato e os atores Joe Manganiello e Mandy Patinkin, que estrelam o novo filme dos Smurfs (“A vila perdida”), apresentaram aos três estudantes uma chave simbólica para a Aldeia dos Smurfs em reconhecimento a suas ações. O desenho criado em 1958 já fez parte de outras campanhas a favor da paz e do desenvolvimento sustentável.
? Esta campanha inspiradora destaca o fato de que todos e cada um de nós, não importa quão jovem ou velho, pequeno ou grande, pode tornar o nosso mundo um lugar melhor e mais feliz ? disse Cristina Gallach, subsecretária-geral da ONU para as Comunicações.
Os 17 objetivos da campanha incluem trabalho digno para todos, acesso a alimentos nutritivos, educação e serviços de saúde de qualidade, liberdade e não discriminação.
? Esperamos que a campanha nos ajude a pensar sobre como nossas ações afetam o planeta ? disse Demi Lovato, que interpreta a Smurfette no filme.