Cotidiano

Onça Cacau ganha festa de aniversário

Foz do Iguaçu – Cacau, a primeira onça-pintada nascida no Refúgio Biológico Bela Vista, da usina de Itaipu, completa um ano no próximo dia 28, mas, por causa do recesso de fim de ano, vai ganhar uma festa de aniversário antecipada, já nesta quinta-feira. A aniversariante ganhará um bolo congelado de carne – mas no local também haverá bolo tradicional para os convidados e a imprensa festejarem a data.

Cacau é um exemplo bem-sucedido de reprodução de onça em cativeiro. É a primeira nascida no Refúgio em 14 anos, desde o início do projeto. Hoje, Cacau está praticamente do tamanho da mãe, Nena.

A onça se alimenta bem e está em ótimas condições de saúde. Aonde a mãe vai ela vai atrás. “Ela é bem tranquila, tem o mesmo caráter da mãe. São extremamente cúmplices”, diz o médico-veterinário do Refúgio, Wanderlei de Moraes.

Pop-star do Refúgio, Cacau foi batizada em agosto deste ano com uma grande festa. O nome foi escolhido em um concurso feito na página oficial da Itaipu no Facebook.

Além de Cacau e Nena, vive no Refúgio o papai, Valente.

Para garantir a integridade das onças, mãe e filha ocupam o recinto nas segundas (dia fechado para visitação), quartas e quintas-feiras, sábados e domingos. Na terça e sexta-feira, Valente fica no local. O revezamento garante o bem-estar da família em cativeiro, mas o macho deve permanecer separado da filha. A exemplo do que ocorre na natureza, o pai não desenvolve instintos para cuidar dos filhotes e pode machucá-los.