Algumas questões são consideradas na hora de se escolher uma escola para os filhos. De forma prática, o valor da mensalidade, a oferta de período integral ou a localização são itens frequentemente avaliados. Tudo bem, mas nada deve ser tão importante para os pais quanto a proposta pedagógica dessa escola. E é nesse quesito que eles precisam ter a atenção redobrada e a sensibilidade bem aguçada.
Para Carmina Santos de Mattos, diretora pedagógica do Centro de Educação e Cultura (CEC), localizado na Barra da Tijuca, o mais importante é que a instituição não esteja apenas focada no saber acadêmico, mas contemple também a formação integral do indivíduo. Por isso, avaliar a escola do filho cuidadosamente e em diversos aspectos deve ser prioridade para os pais.
? É fundamental para a escola desenvolver nos alunos uma série de competências e habilidades, sociais inclusive, que será o diferencial na hora de ingressar no mercado de trabalho, formar sua família ou ao gerir sua própria vida. O aprendizado como um todo deve ter uma aplicação no dia a dia ? acredita.
Para dar conta dessa missão, Carmina conta que o CEC trabalha com 17 projetos permanentes, nas diferentes áreas do conhecimento. Os alunos têm autonomia para escolher aqueles que desejam participar. Dessa forma, a escola desenvolve talentos e permite que potenciais adormecidos possam se expandir:
? Os projetos têm essa vantagem: o aluno é mobilizado pelo seu interesse, não é o saber acadêmico que vem do livro, dos exercícios ou dos trabalhos de casa. E quando a gente oferece diferentes oportunidades na ciência, na arte, na música, nas relações interpessoais, no esporte, enfim, você permite que o aluno se descubra e se destaque, favorecendo seu desenvolvimento.
Esse trabalho de estímulo deve começar desde cedo, já na Educação Infantil, com uma organização curricular que foque na formação pessoal, social e do conhecimento geral e de mundo.
? Trabalhamos por meio de sequências didáticas, contemplando todas as áreas do conhecimento, a partir de um tema gerador. Por exemplo: nas Olímpiadas, trabalhamos alimentação, cultura, museus, arte, entre outros aspectos dos países por onde a tocha olímpica passou. Isso é muito enriquecedor para as crianças. Do projeto, trabalhamos todo o conteúdo.
Todos envolvidos
Outro fator importante ao se avaliar uma escola é observar qual a relação que a instituição cria com os pais e de que forma ela incentiva também uma maior participação, já que o envolvimento das famílias no processo de aprendizado é fundamental para o bom desenvolvimento emocional e psíquico dessa criança.
? A ação dos pais transmite segurança às crianças. A escola deve proporcionar momentos para que pais e filhos trabalhem juntos o conhecimento, toda semana, de forma que vire uma rotina na vida da família ? afirma Carmina.
A diretora também ressalta a importância da relação interpessoal entre professores e família, facilitando a comunicação entre todos.
? Quanto mais os pais conhecerem a escola e compreenderem o processo, mais poderão entender e valorizar a instituição. Fazemos reuniões bimestrais ou trimestrais com a comunidade de pais e professores para discutir problemas inerentes à educação, propiciando diálogos e experiências entre escola e família, com especialistas da educação e do comportamento humano.
Muito além do Enem
Embora para alguns pais possa parecer tentador buscar uma instituição focada somente no desempenho em vestibulares ou provas, Carmina salienta que os resultados mais relevantes são obtidos por meio de ensino de qualidade, formação plena em um ambiente afetivo. Ela propõe uma reflexão sobre escolas focadas na performance:
? Quando a gente consegue unir no processo de aprendizagem uma família ativa, um aluno que se compromete e uma equipe capacitada de professores, os resultados vão aparecer.
Conheça alguns projetos desenvolvidos pelo CEC:
Pensamentos e Linguagens: é feita uma seleção de textos, do 1º ano Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, que são editados em um livro entregue em uma noite de autógrafos na Livraria da Travessa do Barrashopping.
Horta Escolar: os alunos podem plantar, cuidar e colher legumes e vegetais diversos, formando cidadãos conscientes e comprometidos com o meio ambiente, desenvolvendo também bons hábitos alimentares, já que toda colheita é inserida no cardápio das crianças.
Momentos Poéticos: todos os alunos passam uma semana em contato com poesia, descobrindo autores diferentes para depois realizar recitais e performances.
Miniempresa: uma pequena empresa proporciona a experiência prática em economia e negócios e também na organização e operação de uma empresa. Assim, os alunos aprendem conceitos de marketing, finanças, recursos humanos e produção, estimulando o empreendedorismo.