Cotidiano

O brasileiro é muito disposto para experimentar', diz Tiê Lima

Num marketplace, como garantir a qualidade dos produtos oferecidos pelos anunciantes?

A curadoria dos novos produtos que chegam ajudam no controle de entrada. E esse processo é uma combinação entre validação automática de dados pessoais, curadoria manual feita por um time especializado e validação usando os dados históricos que temos dos vendedores. Já no pós-venda, é importante ter regras flexíveis que permitam com que quem comprou possa cancelar, por qualquer razão.

Essa ideia de economia colaborativa pode ser transportado para a indústria de mídia?

Algumas iniciativas nessa direção já foram experimentadas, algumas delas na tentativa de dividir a receita publicitária gerada pelo conteúdo e a pela audiência criadas pelos usuários. Na minha opinião o formato ainda não está muito claro, mas sem dúvida existe espaço nessa direção para ser explorado.

O consumidor brasileiro já se adaptou a essa cultura de economia colaborativa?

O consumidor brasileiro, sem dúvida alguma, é muito disposto para experimentar. Para você ter uma ideia, 70% das pessoas que vendem no Enjoei nunca tinham vendido um item pessoal pela internet antes. Isso mostra uma forte disposição a participar de coisas novas. Mas para isso ser sustentável é preciso criar uma estrutura que gere segurança ?? desde a tecnologia ao atendimento sem deixar de passar credibilidade através de uma marca consistente.