RIO – No último dia de programa eleitoral da eleição municipal de 2016, os candidatos à prefeitura do Rio recorreram a táticas diferentes para se despedir do eleitor. Líder com folga nas pesquisas, o candidato do PRB, Marcelo Crivella, explorou a imagem de cabos eleitorais, como o do senador Romário (PSB) e do deputado estadual Wagner Montes (PRB), enquanto a propaganda do opositor do PSOL, Marcelo Freixo, atrás nas pesquisas de intenção de voto, dialogou com moradores da periferia e encerrou com a expectativa de uma virada nas urnas.
? Chegou a hora de deixar de lado as desavenças e cuidar das pessoas ? afirmou Crivella.
Os candidatos derrotados no primeiro turno Índio da Costa (PSD), Flávio Bolsonaro (PSC) e Carlos Osório (PSDB), assim como a vice na chapa do tucano, Aspásia Camargo, declararam voto em Crivella. O deputado estadual Wagner Montes (PRB) também declarou apoio. Entre os cabos eleitorais do candidato do PRB, porém, o destaque foi o senador Romário (PSB).
? Eu voto no Crivella porque a mudança que ele propõe é real. Ele vai fazer o que o Rio mais precisa: cuidar das pessoas mais pobres e melhorar a qualidade dos serviços públicos, especialmente na saúde e na educação ? disse Romário.
ATAQUES E CRENÇA EM VITÓRIA
No último dia do programa eleitoral, Marcelo Freixo, provocou o adversário ao afirmar que ele faltou a debates e a entrevistas. O candidato do PSOL acusou o adversário de atacá-lo com ?calúnias e mentiras?.
? Eu quero avisar a você, Crivella, que nenhum criminoso vai comemorar a minha vitória, assim como nenhum deles vai ocupar cargo no meu governo. Nem todos podem dizer isso ? afirmou Freixo.
A inserção mostrou Freixo conversando com moradores de favelas sobre empreendedorismo nas comunidades do Rio. O candidato aparece A em uma mesa de um bar em uma favela conversando com os proprietários sobre a proposta de criar um banco municipal de fomento a microempreendedores.
Houve espaço, também, para uma conversa entre mulheres, liderada pela vice na chapa do PSOL, Luciana Boiteux.
O programa foi marcado pelo tom de otimismo em uma virada na reta final da campanha. O jingle de encerramento da inserção utilizou versos como ?de virada é mais gostoso, é no final que a coisa esquenta? e ?é a virada, é a virada?. De acordo com a última pesquisa Ibope, Crivella tem os mesmos 46% apontados na pesquisa anterior, divulga no dia 20, e Freixo permaneceu com 29% das intenções de voto.