XANGAI. O presidente Michel Temer disse nesta sexta-feira que as bases do futuro do Brasil já foram lançadas e garantiu que o fundamento do atual governo é a responsabilidade. A uma plateia 350 empresários afirmou que os últimos 120 dias foram de transformações no país, mas que, mesmo em um período de interinidade, pode avançar.
? Os últimos 120 dias, sabem todos, foram de transformações em nosso país. Mas, mesmo em um período de interinidade, pudemos avançar. As expectativas dos agentes econômicos melhoraram, a confiança foi restabelecida e os indicadores começaram a se recuperar.
Em seu discurso, o presidente que Temer, que chegou a Xangai acompanhado dos ministros José Serra e Henrique Meirelles, ainda citou o filósofo Confúcio.
? O homem correto faz antes de falar. Apenas depois fala de acordo com aquilo que fez. Sinto- me muito à vontade de lhes falar sobre o futuro do Brasil, porque as bases deste futuro já foram lançadas. E foi isso que vocês puderam testemunhar neste seminário ? disse.
Segundo o presidente, gastos desmesurado penhoram o futuro em troca de prosperidade efêmera e falsa.
? O fundamento central do nosso governo é a responsabilidade. Responsabilidade fiscal, pois o gasto desmesurado penhora o futuro em troca de uma prosperidade efêmera e falsa. Responsabilidade também, como puderam apreender das palavras do ministro Henrique Meirelles na política monetária, porque o controle da inflação é pressuposto do crescimento sustentado e do real progresso econômico e social.
Ele falou ainda sobre a responsabilidade política.
? Só avançaremos pelo diálogo e pela união em torno de objetivos claros, planejamentos, cuidados e metas precisas. Revelo ao prefeito de Xangai e as autoridades chinesas que há pouco instantes fazíamos uma reunião com empresários brasileiros e dizíamos sobre a necessidade inafastável de unirmos todos os esforços.
Presidente Michel Temer garante que tem feito um esforço para recuperar a confiança do brasileiro e principalmente, a estabilidade politica. E diz que a mesma confiança deve ser estabelecida na indústria
? Portanto, nós temos feito no Brasil um esforço extraordinário para recuperarmos a confiança do brasileiro, recuperarmos a estabilidade política e estabelecermos uma segurança jurídica absoluta nos contratos firmados. Isso já vem se consolidando ao longo dos últimos tempos.
Na área de investimentos, o alicerce mais profundo de parcerias solidas é sem dúvida a confiança. Essa mesma confiança que deve presidir a relação de todos é necessária na indústria.
No agronegócio, Temer diz que as oportunidades entre brasileiros e chineses são mutuas. E ainda destaca que vai expor o consumidor chinês ao padrão de excelência dos produtos agropecuários do Brasil. Padrão este reconhecido em todo mundo não só pela qualidade intrinsecada dos produtos. Até início de agosto exportações mundiais do agronegócio brasileiro já superavam 50 bi USD.
Michel Temer finaliza convidando os investidores na construção de um novo Brasil.