Cotidiano

Ministro define nome para Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior

BRASÍLIA – Maurício Costa Romão é o novo titular da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação e Cultura (MEC). A unidade tem como responsabilidade principal regular e fiscalizar as instituições de ensino superior públicas e privadas.

Romão – que é Ph.D em Economia e já assessorou o MEC, o CNPq e a Capes – é um nome da política pernambucana. Foi secretário de Administração do governo Jarbas Vasconcelos por sete anos e ficou nove meses no governo estadual do atual ministro Mendonça Filho.

Além de consultorias a organizações nacionais e internacionais, Romão foi chefe do departamento de Economia e coordenador do mestrado na área na Universidade Federal de Pernambuco. Fez o pós-doutorado na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.

É o terceiro nome que o ministro Mendonça Filho define para o MEC. Maria Helena Guimarães de Castro será a secretaria-executiva da pasta. Maria Inês Fini ocupará a presidência do Inep. Ligadas ao PSDB, as duas já estiveram no MEC no governo Fernando Henrique Cardoso e atuaram nos governos tucanos de São Paulo.