Cotidiano

Michelle Obama e Melania Trump se encontram na Casa Branca

WASHINGTON ? Enquanto o presidente dos EUA, Barack Obama, se reúne pela primeira vez com o seu futuro sucessor, Donald Trump, a primeira-dama americana também recebe visita. Michelle Obama e a ex-modelo Melania Trump se encontram nesta quinta-feira na Casa Branca. Os encontros marcam o início do processo de transição do poder para Trump, republicano que venceu, em uma votação surpreendente, as eleições de terça-feira. No mesmo dia, o vice-presidente americano, Joe Biden, encontra o vice de Trump, Mike Pence.

Em seus oito anos como primeira-dama, Michelle conquistou os americanos. Pesquisas mostram que a sua popularidade é mais alta que a do próprio presidente e superior a dos candidatos presidenciais de 2016.Um dos mais eloquentes cabos eleitorais de Hillary na campanha, ela fez discursos duros contra Trump durante a campanha presidencial.

Além disso, Melania passou um episódio que a coloca em uma posição constrangedora frente a Michelle. Em seu discurso na Convenção Nacional Republicana, a ex-modelo plagiou frases que a própria Michelle disse em seu discurso na conveção dos democratas em 2008. Depois que a imitação foi percebida pela imprensa, a campanha de Trump assumiu a história, justificando que tudo aconteceu por causa de um engano.

A comitiva de Trump chegou por uma das entradas da Casa Branca por volta de 11h (14h no horário de Brasília), fora do alcance das câmeras de televisão. Obama e Trump devem posar brevemente para fotos no Salão Oval. Trump tomará posse no dia 20 de janeiro.

? Eu o convidei a vir à Casa Branca para discutir como assegurar uma transição bem-sucedida ? explicou na quarta-feira Obama, que assumiu um tom conciliador após a vitória do bilionário populista que surpreendeu os Estados Unidos e todo o resto do mundo. ? Antes de tudo, somos americanos. Antes de tudo, somos patriotas. Todos queremos o melhor para este país.