RIO ? Matheus Nachtergaele já foi o narrador de ?O povo brasileiro?, série de programas inspirados na obra de Darcy Ribeiro e exibido pelo canal Curta!. O ator também chegou a gravar pílulas sobre literatura para o Canal Futura, mas o projeto não foi adiante. Agora, terá a chance de estrear como apresentador com ?Grandes cenas?, programa de 22 episódios sobre sequências importantes do cinema brasileiro e do latino-americano, que estreia no mesmo Curta!, quarta-feira, às 23h45m. Links TV, 12.11
? A matéria tratada aqui é do meu total interesse e me senti muito à vontade. Pude me entregar ao convite de estudar o tema porque alguns dos filmes, especialmente os latino-americanos, eu não conhecia. Mas várias das 22 cenas escolhidas para o programa me tocam muito ? diz o ator.
Produzida pela Casa de Cinema de Porto Alegre, com direção de Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno, ?Grandes cenas? traz entrevistas de diretores e atores sobre as tais sequências selecionadas:
? Eu não faço as entrevistas, apenas apresento. Mas me emocionei bastante ao ver o Hector Babenco comentando a cena da amamentação em ?Pixote, a lei do mais fraco? (1981) (em que Sueli, a prostituta interpretada por Marília Pêra, amamenta Pixote, o menino de rua vivido pelo ator Fernando Ramos da Silva). Para mim, essa é uma sequência que deu um passo adiante na história do cinema mundial.
DUAS NOVAS SÉRIES
A cena será comentada logo no episódio de estreia do programa:
? Marília Pêra tinha acabado de morrer quando gravamos. E pouco depois foi o próprio Babenco que veio a falecer ? recorda.
?Grandes cenas? trará ainda entrevistas com diretores como Laís Bodanzky e atrizes como Betty Faria e Fernanda Montenegro.
Com o programa todo pronto, Nachtergaele grava agora de forma simultânea duas novas séries para a Globo previstas para o ano que vem. Ele está em um dos episódios de ?Carcereiros?, inspirada no livro de Drauzio Varella, e terá um personagem de destaque em ?Filhos da pátria?, série que satiriza a política, escrita por Bruno Mazzeo.