Cotidiano

'Lua de há muito sóis' leva conto de Mia Couto para os palcos

RIO ? Sempre celebrado, Mia Couto está mais em alta do que nunca no Brasil. O escritor moçambicano, que lançou este ano seus ?Poemas escolhidos? e ?Sombras da água? por aqui (ambos pela Companhia das Letras) é o primeiro estrangeiro a concorrer ao Prêmio São Paulo de Literatura (além de ser finalista do Oceanos, antigo Portugal-Telecom) e acaba de se apresentar ao lado de Maria Bethânia, num evento concorridíssimo, na Sala Cecília Meireles, no Rio. Links Mia

Em sua vasta e premiada obra, Mia sempre admitiu a influência de vozes femininas, que criaram nele “o apetite pelas histórias infinitas?. Pois uma história curta de sua autoria, o conto “As três irmãs”, foi adaptada por um trio de brasileiras e inspirou a peça “Lua de há muito sóis”, em cartaz no CCBB-RJ. Com exibições até 20 de novembro, a peça foi dirigida pelo espanhol radicado em Portugal Moncho Rodriguez e traz as recifenses Marina Duarte, Natascha Falcão e a gaúcha Priscila Danny no elenco.

? É um conto apaixonante, com um final surpreendente e transgressor. Nos apaixonamos por esse texto, até porque a melodia dele é bem nordestina, bem sertaneja, e nos identificamos ? conta Natascha. ? É a história de três irmãs, uma escreve e é poeta, outra é receitista e a outra borda e costura, cada uma para dar socorro ao pai.

Para ajudar na adaptação, a primeira da obra para os palcos, Natascha e Marina pensaram logo em Moncho e sua forte ligação com o nordeste, de onde vieram. Durante oito meses, as duas escreveram sobre as personagens, seus sonhos, suas loucuras. Isto feito, pegaram um avião e partiram para uma residência artística na Fafe Cidade das Artes (Portugal), ao lado de Rodriguez. Juntos, formataram a peça creditando “As três irmãs” como livro-inspiração.

? O espetáculo é uma versão estendida do conto. Mia foi super lindo, ele é muito generoso e receptivo ao projeto.

As três atrizes puderam conhecer o autor em sua última passagem para o Rio, mas ele não conseguiu assistir aos ensaios.

? Ele quer levar a peça para Moçambique. Leu todo o texto, mas não fez interferências, disse que só faria isso se assistisse a um ensaio ou sessão, mas não deu.