Cotidiano

Líder da al-Qaeda promete lealdade ao novo chefe do Taleban

20110502023804444ap.jpg Áudio CAIRO – O líder da al-Qaeda, Ayman al-Zawahri, prometeu, em uma mensagem de áudio on-line, lealdade ao novo chefe do Taleban afegão, que foi nomeado no mês passado depois da morte de seu antecessor em um ataque com drones dos EUA.

O militante islâmico veterano assumiu a liderança da Al Qaeda depois que os EUA mataram Osama bin Laden no Paquistão, em 2011. Acredita-se que ele esteja escondido na região da fronteira entre Paquistão e Afeganistão desde a década de 1990.

– Como líder da organização Al Qaeda para a jihad, prometo mais uma vez estender minha fidelidade à abordagem de Osama, para convidar a nação muçulmana a apoiar o Emirado Islâmico – disse Al Zawahri em uma gravação de 14 minutos.

Durante seus anos no poder, de 1996 a 2001, o Taleban estabeleceu o Emirado Islâmico do Afeganistão e, desde então, vem lutando contra a insurgência para recuperar o controle do país. A autenticidade da gravação ainda não pôde ser verificada.

O jurista islâmico Haibatullah Akhundzada, um dos representantes do ex-líder Mulá Akhtar Mansour, foi nomeado poucos dias depois que Mansour foi morto por um ataque de drones norte-americanos em uma área remota da fronteira, dentro do Paquistão.

Desde que Al Zawahri, um médico egípcio que virou militante, sucedeu Bin Laden, a Al Qaeda perdeu terreno para o Estado islâmico na liderança do movimento jihadista global.