É conhecido que as experiências significativas da infância contribuem para o processo de alfabetização. Por isso o desenvolvimento precisa estar atrelado ao prazer em aprender. Ensinar a criança a aprender brincando é a melhor forma de conseguir fazer com que ela seja cativada pelo processo de aprendizagem. Em outras palavras, o ensino não deve ser algo impositivo e vindo de cima para baixo, ou seja, de professor para aluno, mas sim algo conquistado em conjunto, sendo que cada conquista representa uma vitória para ambos.
Uma dessas conquistas da vida escolar é a escrita. Esse processo se inicia geralmente com o reconhecimento e traçado das letras em caixa alta ou letra de forma. Essa escolha está relacionada ao processo de construção das hipóteses da escrita. Durante a alfabetização inicial, os pequenos trabalham pensando quais e quantas letras são necessárias para escrever as palavras. As letras de forma maiúsculas são melhores para essa tarefa, já que são caracteres isolados e com traçado simples. As cursivas, por sua vez são emendadas umas às outras, por isso devem ser trabalhadas com crianças alfabéticas, que já têm a lógica do sistema de escrita organizada.
Segundo a professora Leilane, coordenadora da educação infantil e primeiros anos do Colégio Santa Maria, é desde o início da vida, que a linguagem corporal é composta de gestos, olhares, emoções, vivências corporais e movimentos que favorecem a comunicação de necessidades e conhecimentos. Eles são pré-requisitos para a linguagem verbal e posteriormente, para organização do pensamento e elaboração da escrita.
A comunicação está relacionada à criança desde quando ela ainda é muito pequenina; com o passar dos anos, ou seja, com o seu crescimento, o cérebro da criança pode estar sendo estimulado a desenvolver diversas habilidades cognitivas. E a inserção da letra cursiva é uma delas. No primeiro ano do Ensino Fundamental o processo de alfabetização é muito importante e é onde eles terão o seu primeiro contato com a letra manuscrita, pensando nisso, buscamos um material de apoio que irá auxiliar a criança nesta etapa de maneira prazerosa.
O projeto do Colégio Santa Maria visa o fornecimento de um livro para que os alunos iniciem o treino da letra cursiva, os mesmos receberam o material num momento solene que foi realizado em período de aula, somente para os alunos e professoras. Porém, o contato com a tão esperada letra cursiva dos alunos dos 1ºs anos B e C, das professoras Jennifer e Silvia já vem sendo vivenciada nas aulas de maneira prazerosa. Os alunos já treinaram a escrita até mesmo no chão do pátio da escola, num momento de alegria e entusiasmo.
No dia 1º de setembro os alunos dos 1ºs anos do Fundamental 1, das professoras Fátima, Jennifer e Silvia, participaram da solenidade de entrega do livro que irá auxiliá-los nesse processo de transição da letra caixa alta para a letra cursiva e passaram a treinar a escrita cursiva de acordo com o projeto.