Cotidiano

Lavoura-pecuária: uma boa opção

Santa Tereza do Oeste – O Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) promove hoje e amanhã a 4ª Jornada Tecnológica no Campo no Polo Regional em Santa Tereza do Oeste, sempre a partir das 13h.

A jornada é promovida pelo Iapar em parceria com o Instituto Emater e integra o foco do Programa Oeste em Desenvolvimento.

A proposta da 4ª Jornada é difundir tecnologias para adoção dos agricultores e informação a assistência técnica.

A dinâmica do evento será formada por seis temáticas com demonstrações apresentadas na prática. O tema central será integração lavoura-pecuária como alternativa para diversificação da produção, promoção de maior estabilidade econômica da propriedade, inclusive, com menos dependência quase que exclusivamente da receita da soja. Os sistemas de integração lavoura-pecuária otimizam não só a pecuária, mas também a produção de grãos.

Dados das pesquisas geradas no Iapar de Santa Tereza apontam para incremento de até 15% no rendimento de soja, ou média de 10% em quatro anos, onde o gado pastejou, pois o animal deixa no solo diariamente 25 kg de fezes e 15 litros de urina. Isso melhora o solo do ponto de vista biológico, sendo que o bovino recicla quase 90% dos nutrientes que consumiu, o que resulta em aumento dos rendimentos de grãos na mesma área. Isso significa maximizar o uso do solo durante o ano todo e a cada metro.