RIO – A Juíza Glória Eloiza Lima da Silva, da 2ª Vara da Juventude e do Idoso da Capital, determinou o retorno das aulas da rede estadual a partir desta quinta-feira. Segundo a decisão da magistrada, o movimento de ocupação não poderá impedir o ingresso de professores e alunos nas escolas ocupadas. links crise educação
Em entrevista após um reunião com o secretário de Educação, Wagner Victer, a magistrada afirmou ainda que a ocupação deverá ocorrer de forma ‘ordeira’, e em espaços que não atrapalhem o andamento das atividades escolares.
– Não vou permitir que a liberdade de manifestação deles impeça a cidadania dos outros alunos e pais que querem a volta das aulas. O espaço da escola é de todos e a decisão deve ser cumprida – afirmou a magistrada, que acrescentou:
– Não vou medir em esforços, em caso de enfrentamento, para que seja garantida a integridade de todos. Inclusive a minha equipe multidisciplinar acompanhará todo o processo, de modo a não inviabilizar as aulas.
Durante a reunião, que aconteceu no prédio do juizado, na Praça XI, o secretário de Educação garantiu que os 200 dias do calendário letivo serão cumpridos. Victer, no entanto, lembrou que há possibilidade de que as aulas sigam até fevereiro. de 2017.
Também durante a reunião foram colocadas diversas reivindicações dos alunos, como a melhoria da segurança das unidades escolares, a aprovação de um projeto de lei que permite a gestão democrática das escolas até o dia 7 de junho, além da melhoria do fornecimento de merenda nas unidades. Todas foram aceitas pelo secretário.