Cotidiano

Juiz solta ex-diretor do DNPM acusado de corrupção

BRASÍLIA – O juiz Ricardo Leite, da Justiça Federal em Brasília, decidiu, nesta segunda-feira, soltar o ex-diretor do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) Marco Antonio Valadares Moreira, preso pela Polícia Federal. Exonerado do cargo de diretor de Procedimentos Arrecadatórios do órgão, Moreira é acusado de participar de um esquema de corrupção e desvio de recursos dos royalties da mineração, pagos a municípios.

Moreira alegou que ?não possui condição financeira? e por isso foi solto sem pagar fiança. Ele foi preso da Operação Timóteo, na última sexta-feira. Ele foi exonerado no mesmo dia pelo DNPM, órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia.

A PF sustenta que o ex-diretor oferecia informações privilegiadas sobre dívidas de royalties da exploração mineral a dois escritórios de advocacia e uma empresa de consultoria. Segundo as investigações, a organização criminosa agia junto a prefeituras para obter parte dos 65% da chamada Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) repassada aos municípios.

Na mesma operação, o pastor Silas Malafaia foi alvo de mandado de condução coercitiva. Ele é suspeito emprestar contas bancárias de sua instituição para ajudar a ocultar dinheiro, segundo a Polícia Federal.