BRASÍLIA ? A taxa de investimentos da economia medido pela Formação Bruta de Capital Fixo (compra de máquinas, equipamentos e investimentos em construção civil) avançou 0,38% no segundo trimestre deste ano. Os números foram divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
O indicator visa a antecipar o resultado dos investimentos contidos na divulgação do Produto Interno Bruto (PIB), cujo resultado oficial relativo ao segundo trimestre deste ano será divulgado na próxima quarta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Se o indicador do Ipea se confirmar nos números do PIB, será o primeiro trimestre com aumento de investimentos após uma sequência de queda que já dura 11 trimestre consecutivos.
De acordo com o Ipea, o indicador de investimento em construção civil avançou 0,50%, o consumo aparente de máquinas e equipamentos registrou alta de 11,72%, na mesma base de comparação. O resultado foi influenciado, segundo o instituto, ?pelo bom desempenho da produção doméstica de bens de capital ao longo de todo segundo trimestre; e, particularmente, pelo forte crescimento da importação registrado em junho?.
Por outro lado, na comparação com o segundo trimestre do ano passado, o indicador aponta para uma contração de 9,2%. No primeiro trimestre, a queda chegou a 17,5%.
? Os dados mais recentes indicam uma possível mudança de tendência dos investimentos, com destaque para as máquinas e equipamentos, cuja recuperação tem se mostrado mais significativa ? avalia o coordenador do Grupo de Conjuntura do Ipea, José Ronaldo de Souza Jr.
*Estagiário sob supervisão de Eliane Oliveira