Cascavel – A energia renovável ou energia alternativa é aquela gerada através de fontes renováveis e, portanto, minimiza o impacto ao meio ambiente, seja por meio do não esgotamento de recursos ou por evitar a emissão de gases na atmosfera. É o exemplo da energia fotovoltaica, que consiste na captação de energia solar e transformação em energia elétrica.
Desde abril de 2012, quando entrou em vigor a Resolução Normativa da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) nº 482/2012, revisada pela RN 687/2015, o consumidor brasileiro pode gerar sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis ou cogeração qualificada e, inclusive, fornecer o excedente para a rede de distribuição de sua localidade.
E a adesão a esse tipo de energia tem aumentado significativamente nos últimos anos. Segundo levantamento feito pelo Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná), entre 2016 e 2018, o número de ARTs (Anotações de Responsabilidade Técnica) relacionadas a energias alternativas cresceu 536% no Estado. O levantamento mostra ainda que o numero de ARTs no Paraná saltou de 771 em 2016 para 4.139 em 2018, um crescimento de 536% nos últimos dois anos.
Na Regional Cascavel, no mesmo período, o número de ARTs saltou de 169 em 2016 para 1.196 em 2018, um crescimento de 707%.
De acordo com o gerente regional do Crea, Geraldo Canci, esse aumento deve continuar este ano. “Somente nos três primeiros meses de 2019 contatamos 908 ARTs anotadas na nossa regional que atende 52 municípios da região oeste. Em todo o Estado, no mesmo período, esse número foi de 2.628 ARTs”, confirma Canci.
O mesmo levantamento mostra que houve aumento no número de empresas registradas que solicitaram ARTs para essa atividade. Em 2016, no Estado foram 90, número que saltou para 212 em 2018. No mesmo período, na Regional Cascavel, esse número subiu de 24 empresas em 2016 para 56 em 2018. No primeiro trimestre deste ano, 177 empresas fizeram o pedido de ARTs no Estado para essa atividade e, na Regional Cascavel, foram 67 empresas.
Fiscalização
Com o aumento dessa demanda, o Crea-PR aumentou o número das fiscalizações dessa atividade. Nas fiscalizações, são verificados se os profissionais e as empresas atuantes estão devidamente registrados no sistema Confea/Crea, se emitiram a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), se os trabalhos estão sendo executados conforme suas atribuições profissionais e se há de fato a efetiva participação profissional.
As ações acontecem em usinas, empresas, construções, manutenção e operação de usinas, em fábricas de equipamentos, empresas que prestam serviços e consultoria na área e instalações que possuem geração para consumo próprio, condomínios, shoppings, hotéis, hospitais e outros.