SÃO FRANCISCO – O Instagram vai começar a testar uma forma de permitir compras de uma maneira simples a partir do aplicativo, sem transformar a rede social em mero catálogo. A nova ferramenta vai permitir às empresas marcar produtos em fotos ? como as pessoas marcam amigos. E o clique sobre o item permitirá saber mais sobre ele e comprá-lo diretamente do site da empresa.
Na fase inicial, explicou a empresa em uma postagem em seu blog, a ferramenta estará disponível para apenas 20 empresas e acessível somente para os usuários dos Estados Unidos que têm o app instalado em dispositivos com sistema operacional iOS. Entre as empresas que participarão do teste estão Abercrombie & Fitch, Hollister, Levi?s, Macy?s e Michael Kors.
Ao clicar pela primeira vez sobre o produto marcado na foto, o usuário verá dados sobre o produto, na segunda, ele será redirecionado para o site da empresa ? que abrirá dentro do próprio aplicativo, em vez de no navegador, o que reduz o tempo necessário para a página carregar.
Esse é o primeiro teste do Instagram para dar início a uma estratégia mais ampla para ajudar as pessoas a escolher e comprar coisas on-line, de acordo com James Quarles, vice-presidente de monetização da empresa.
Entre os recursos que devem ser acrescentados nas próximas fases do desenvolvimento da ferramenta está estender o recurso a vídeos e carrosséis de foto, e também a possibilidade de salvar os itens desejados ? a exemplo do que se faz hoje ao tirar um print da tela com a imagem do produto ou enviar a foto por mensagem direta para um amigo.