RIO – O II Prêmio Rio de Literatura, uma parceria da Secretaria estadual de Cultura com a Fundação Cesgranrio, está com inscrições abertas até o dia 12 de dezembro através do site do Centro Cultural Cesgranrio. Para autores experientes, há duas categorias: ficção e ensaio. Nos dois casos, a primeira edição das obras inscritas deverá ter sido publicada entre 1º de outubro de 2015 e 1º de outubro de 2016. Os vencedores ganharão, cada um, R$ 100 mil.
Para os autores estreantes com textos inéditos, que tenham nascido ou que residam no estado do Rio de Janeiro, o prêmio viabiliza a edição e publicação de mil exemplares de sua obra, que serão doados ao autor e distribuídos para bibliotecas públicas e comunitárias fluminenses.
O Conselho Curador do prêmio é formado por Carlos Alberto Serpa, presidente da Fundação Cesgranrio; pelo acadêmico Arnaldo Niskier; pelos professores Beatriz Resende, Ítalo Moriconi e Marcos Vilaça. A divulgação dos 45 finalistas será feita em maio de 2017. Os vencedores serão anunciados em agosto. No ano passado, “Anatomia do paraíso”, de Beatriz Bracher, venceu na categoria ficção, e “Dois letrados e o Brasil Nação”, de Antonio Arnoni Prado, na categoria ensaio. Entre os estreantes, a vencedora foi Izabela Guerra Leal, com “A intrusa”. Clara Ferrer ficou com a menção honrosa por “Amores monstruosos”.