Cotidiano

Grupo de aposentados faz leitura dramatizada para idosos e deficientes

2016 911704957-201605241852592431.jpg_20160524.jpg

RIO ? Toda quarta-feira, os aposentados e pensionistas Ana Sarmento, Ana Portella, Angela Adnet, Bernadete Gomes e Paulo Guberfain se reúnem num apartamento em Ipanema para ensaiar leituras dramatizadas. De maneira voluntária, o grupo, chamado de Leitura em Cena, leva a alegria dos textos literários para instituições que desenvolvem trabalhos sociais. Já são cinco anos de muitas risadas.

Textos curtos, leves e de preferência divertidos são escolhidos. Autores como Luis Fernando Verissimo, Martha Medeiros e Artur Azevedo já ganharam corpo nas vozes dos integrantes. A obra preferida dos cinco é ?Conto para velhos?, de Olavo Bilac.

? Essa é uma ocupação que, para nós, que somos da terceira idade, traz um imenso prazer, porque estamos fazendo bem a alguém ? comenta Angela Adnet Amaral, criadora do Leitura em Cena.

Durante dois meses, os textos são ensaiados e preparados para uma apresentação de 40 minutos. O grupo já passou por abrigos, paróquias, hospitais e também por comunidades, como o Dona Marta, em Botafogo.

? O Leitura em Cena por muitas vezes proporcionou às internas momentos especiais, provocando sensações criativas ao escutar as interpretações. Para a pessoa com cegueira há uma quase impossível capacidade do símbolo real, ou melhor, concreto. Por isso, não é exagero dizer que ela consegue abstrair a realidade falada, pois passa a ser sentida totalmente no interior da pessoa em questão ? comenta a irmã Maria das Graças Rodrigues, diretora presidente do Sodalício da Sacra Família, instituição que abriga mulheres cegas e que recebe, pelo menos duas vezes ao ano, a visita do grupo.

Com a agenda lotada até julho, o Leitura em Cena terá recesso no período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, e volta a se apresentar em outubro. Com o desejo de encontrar novos locais para leitura, o grupo promete continuar ensaiando durante os dois meses. No próximo semestre, novos textos e autores entrarão no repertório. Informações em .