Cotidiano

Governo vai investir R$ 200 milhões no setor de semicondutores

26465652_1602.2008 - WILLIAM DE MOURA - JB IL- O RIO VAI GANHAR UMA FABRICA DE SEMICONDUTORES PARQUE.jpg

BRASÍLIA – Um dia depois de o IBGE informar que a taxa de investimento brasileira atingiu o menor patamar da história em 2016, fechando o ano em 16,4% do Produto Interno Bruto (PIB), o Palácio do Planalto convocou uma entrevista para anunciar a construção de uma nova fábrica de semicondutores no país.

investimentos_0803

Ao lado de representantes da americana Qualcomm ? maior fabricante desses equipamentos no mundo ? o ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, afirmou que foi acertada uma joint-venture para erguer uma planta em São Paulo, na região de Campinas, que deve ser concluída em quatro anos. O total investido será de R$ 200 milhões e contará com recursos do BNDES.

? É um investimento que vai gerar empregos e contribuir para retomada do crescimento econômico ? disse Kassab.

Os executivos da Qualcomm foram recebidos pelo presidente Michel Temer na tarde desta quarta-feira no Planalto. O projeto, segundo o governo brasileiro, também será a chance de o Brasil passar a participar da cadeia mundial de produção de semicondutores de alta densidade, que tem elevado valor agregado. Essas peças são utilizadas não apenas na indústria de smartphones, mas também na internet das coisas.