RIO ? Autor das “Crônicas de gelo e fogo” que deram origem à série “Game of thrones”, George R. R. Martin ainda deve “Os ventos de inverno”, sexto livro da trama medieval, aos fãs, mas não está de todo parado. Em outubro, ele lança a história paralela “The sons of the dragon”, centrada na família Targaryen, uma das principais dos livros originais. O conto faz parte de uma antologia fantástica com vários autores, intitulada “The book of swords”.
Passado 250 anos antes dos eventos mostrados em “Game of thrones”, o texto foca nos reinados de Aenys I e Maegor, o Cruel, contando o que aconteceu com suas famílias, amigos e inimigos durante o período em que os Targaryen ficaram no poder.
Aenys I é descrito como um “alquimista sonhador e mulherengo”, além de fraco e indeciso demais para um governante. Ele deixa o trono em meio a uma revolta religiosa, iniciada quando decide casar seu filho e sua filha (o incesto sempre foi comum na família).
Seu meio-irmão, Maegor, acaba herdando o trono e embarca em uma série de atos brutais de vingança contra quem questiona seu direito de governar. Tortura, execução e seu enorme dragão são bastante usados sob suas ordens.
Outros autores presentes na antologia são Robin Hobb, Ken Liu, Garth Nix e Scott Lynch.