RIO – O prefeito Eduardo Paes anunciou para o dia 19 de junho a inauguração da primeira galeria do Túnel Prefeito Marcelo Alencar, parte da via expressa que vai restabelecer a ligação entre a Avenida Brasil e o Aterro do Flamengo, no trajeto da antiga Perimetral.
No primeiro momento, o trecho aberto será no sentido Rodoviária Novo Rio/Aeroporto Santos Dumont. Já a direção contrária será entregue nas próximas semanas, mas ainda sem data prevista.
Com a inauguração de um dos sentidos, daqui a dois domingos, a prefeitura espera reduzir o tráfego em 30% no Túnel Santa Bárbara, e em 20%, no Rebouças, no horário de pico da manhã.
Marcelo Alencar tem 3.382 metros de extensão e é considerado o maior túnel subterrâneo urbano do país. Ele tem duas galerias, sendo que a que vai ser aberta primeiro é um pouco menor, com 3.370 metros. Eles vai das proximidades da Biblioteca Nacional, no Porto, até a Avenida General Justos, nas imediações do Museu Histórico Nacional. Cada sentido terá três faixas de rolamento e chegará a 43 metros abaixo do nível do mar.
? É um alívio para o trânsito da cidade. Vai beneficiar não só os cariocas, mas também quem vem de Niterói, São Gonçalo e Maricá para a cidade ? disse o prefeito.
As mudanças no trânsito para preparar a inauguração começam já a partir deste sábado, dia 11, com novos acessos de veículos ao Aeroporto Santos Dumont. Além disso, no dia 17 de junho, será fechado o acesso da Avenida Brasil, Linha Vermelha e Ponte Rio- Niterói à Rua Comandante Garcia Pires e à Avenida Cidade de Lima (Binarinho). Com isso, o único acesso de quem vem dessas vias expressas, a região da rodoviária e do Santo Cristo será pelo Viaduto do Gasômetro, em direção à Via Binário.