Cotidiano

Fósseis de ancestrais do 'hobbit' são achados e dão pistas sobre mistério

WASHINGTON ? Cientistas descobriram fósseis que acreditam pertencer a ancestrais da enigmática espécie humana apelidada de “hobbit” ? o Homo floresiensis. Esses hominídeos de pouco mais que um metro de altura tiveram seus primeiros fósseis encontrados em 2004 na Ilha de Flores, na Indonésia, mesmo local de onde agora foram retirados fragmentos de ossos e dentes que datam de cerca de 700 mil anos atrás.

paleo

Os fósseis foram recuperados do antigo leito de um rio na ilha, e, para estudiosos, ajudam a traçar a linha evolutiva do extinto “hobbit”, um dos maiores mistérios paleontológicos na última década.

A espécie Homo floresiensis tinha um pequeno cérebro, do tamanho do de um chimpanzé, e sua altura ficava em torno dos 106 centímetros. No entanto, a descoberta dos novos fósseis, descrita em um artigo publicado netsa quarta-feira na “Nature”, sugere que corpos maiores e com cérebros mais largos ocuparam a Ilha de Flores muitos anos antes de a espécie “hobbit” se formar.

Ferramentas feita de pedra previamente decobertas lá sugerem que os antepassados do “hobbit” chegaram à Ilha de Flores um milhão de anos atrás, indicando que a espécie encolheu ao longo de 300 mil anos de evolução.

? Parece, agora, que o “hobbit” da Ilha de Flores é, na verdade, o Homo erectus encolhido. Uma espécie de Homo erectus anão ? disse o arqueólogo Adam Brumm, da Universidade Griffith da Austrália.

hobbit 3.pngEsta também é a visão do especialista em Paleoantropologia Yousuke Kaifu, do Museu nacional de Natureza e Ciência de Tóquio, no Japão. Segundo ele, os ancestrais do “hobbit” foram membros da extinta espécie humana de Homo erectus que vivia na Ásia.

Os fósseis descritos na “Nature” incluem quatro dentes adultos e dois de crianças, um pedaço de maxilar e um fragmento de crânio de duas crianças e dois adultos que devem ter morrido em uma erupção vulcânica. Eles foram recuperados durante escavações a 70 quilômetros de distância da caverna onde os primeiros fósseis de “Hobbits” foram encontrados.

hobbit 2.jpgO arqueólogo Adam Brumm ressalta que o fato de os novos fósseis datarem de 700 mil anos descarta a ideia, levantada por alguns cientistas, de que o “Hobbit” poderia ser um membro de nossa espécie com uma condição médica que provocava o tamanho pequeno. A hipótese não se sustenta porque o Homo sapiens surgiu, na África, apenas há cerca de 200 mil anos.

Características dos fósseis também não combinam com a ideia de o “Hobbit” teria evoluído até mesmo de membros mais antigos da árvore genealógica humana, como o Homo habilis ou o australopithecus, afirmam os pesquisadores.