RIO ? A Câmara Municipal de Glasgow, na Escócia, determinou que escolas primárias terão apenas banheiros “unissex”. A iniciativa foi apresentada como um auxílio a crianças que lutam com problemas de identidade de gênero.
Três escolas em construção vão inaugurar o novo sistema, que atualmente só é parcialmente adotado em um colégio ? nele, ainda existe a opção por toaletes masculinos e femininos. As autoridades da cidade têm recebido protestos de pais, preocupados que banheiros “unissex” sejam uma invasão à privacidade de seus filhos.
A Câmara, no entanto, rebate as manifestações, afirmando que o projeto combaterá o bullying e a intimidação a estudantes homossexuais.
Diretor do programa imobiliário para serviços educacionais em Glasgow, David Ewan acredita nos benefícios do novo programa:
? O bullying é reduzido, o comportamento melhora, não há mais grafites ? descreve. ? E (a medida) também se encaixa na agenda LBGT, porque crianças ainda confusas com sua identidade de gênero não precisarão mais se preocupar em escolher que banheiro devem usar.
Um porta-voz da Câmara Municipal afirmou que banheiros exclusivos para cada sexo seriam criados caso o novo projeto tenha resultados “problemáticos”.