Cotidiano

Dia de campo ensina sobre avicultura caipira

A expectativa da organização era de reunir cerca de 40 agricultores, porém o número de inscritos chegou a 150

Missal – Cerca de 150 pessoas participaram de Dia de Campo sobre Sistema Agroecológico de Manejo de Aves Caipiras e Coloniais, em Missal. Entre os participantes estiveram agricultores familiares, estudantes e representantes de entidades. O trabalho foi conduzido por representantes da Embrapa Pantanal.

A expectativa da organização era de reunir cerca de 40 agricultores, porém o número de inscritos chegou a 150. Um dos pontos da abertura da programação foi o projeto de avicultura agroecológica. Os participantes tiveram palestra sobre Nutrição de frangos e galinhas semicaipiras, alimentação alternativa e sistema de formulação de ração. O tema foi apresentado pelo zootecnista Frederico Olivieri Lisita, pesquisador da Embrapa Pantanal.

A veterinária Raquel Soares Juliano, que também é pesquisadora da Embrapa Pantanal, falou sobre boas práticas na produção de aves e apresentou métodos alternativos de controle de doenças.

Na prática

Depois, os participantes foram até a propriedade de Rudi Follman, em Linha Boa Esperança, onde conheceram uma criação de aves caipiras e as técnicas adotadas pelo produtor. São 11 as raças de galinha caipira criadas comercialmente na propriedade.

Na última parte dos conteúdos, os participantes aprenderam como confeccionar ração com moringa e mandioca e receberam sementes para futuros cultivos. O Dia de Campo focou principalmente as possibilidades de diversificação da alimentação, bem como apresentou uma boa fonte de renda com a criação de galinhas caipiras.