Cotidiano

Deputados a favor de punição de juiz fazem selfies e aplaudem Moro

BRASÍLIA – Vários deputados que votaram a favor do crime de abuso de autoridade para juízes e procuradores na madrugada da última quarta – e contra várias outras medidas do pacote anticorrupção, estiveram no Senado na tarde desta quinta para assistir o debate sobre o assunto no qual a principal atração foi o juiz federal Sérgio Moro. Eles assistiram a fala do juiz, o aplaudiram e alguns fizeram selfies.

Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ), que foi a favor de punir juízes posou ao lado de Moro e logo postou nas suas redes sociais, com a seguinte legenda: “fui até o juiz para reiterar meu apoio irrestrito ao combate à corrupção”. O deputado fluminense, nas treze votações, em doze se posicionou contra o parecer de Onyx Lorenzoni.

Sentados próximos no fundo do plenário, estavam os deputado Antônio Gaguim (PTN-TO), João Carlos Bacelar (PR-BA) e Heráclito Fortes (PSB-PI). Todos a favor da emenda que prevê punição para os juízes. Alguns deles aplaudiram Moro, assim como José Carlos Aleluia (DEM-BA), sentado mais à frente, junto aos senadores. Ele votou “sim” à emenda do PDT.

O líder do Democratas, Pauderney Avelino (AM), fez questão de ir à mesa cumprimentar Moro. O deputado votou contrário à punição de integrantes do Judiciário e do Ministério Público, mas rachou com o relator e colega de partido Lorenzoni e até orientou que seu partido votasse contra a proposta do “informante do bem”. Classificou a proposta como típica do Nazismo.