Cotidiano

Cristina Kirchner encontra Lula e Dilma em SP

SÃO PAULO Na sua primeira viagem ao Brasil desde que deixou a presidência da Argentina, há um ano, Cristina Kirchner teve um encontro nesta sexta-feira em São Paulo com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e participou de uma conferência ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

No evento, organizado pela Fundação Perseu Abramo, as duas ex-presidentes discorreram sobre o que chamaram de conquistas sociais de seus governos e criticaram o avanço do neoliberalismo na América do Sul e fez um chamado à sociedade.

_ Não podemos ficar resignados, nos justificando que os aparatos midiáticos convencem as pessoas, e nos negar à discussão. Temos de interpelar a sociedade sobre como se vivia, o que foi conquistado e como estão agora as políticas neoliberais – disse Cristina em seu discurso.

O tema da conferência, que durou cerca de duas, foi “A luta política na America Latina hoje’. Nenhuma das duas concedeu entrevista à imprensa.

Cristina e Dilma falaram para uma platéia de mais de mil militantes na Casa Portugal, na região central de São Paulo. Logo na abertura do evento, Dilma foi recebida pelo público com gritos de “fora, Temer”.

Antes do evento, Cristina teve um encontro com Lula. No final da conversa, no Instituto Lula, os dois não deram entrevistas, mas posaram para fotos.

Lula apareceu com uma foto ao pescoço da ativista argentina, Milagro Salas, aliada de Kirchner.Ela está presa acusada de desvios de verbas destinadas a projetos sociais. A imagem usado por Lula defendia a sua libertação.