Cotidiano

Criada há oito anos, web rádio conquista fãs no país

201602252149085828.jpgRIO – Há oito anos, a jornalista Val Becker trabalhava na divulgação de artistas independentes e, depois de ouvir muitos ?nãos? em rádios FM e AM, decidiu mergulhar num universo até então praticamente inexplorado: criar uma rádio na web dedicada exclusivamente à música alternativa. Com o nome de Graviola, ela nasceu sem recursos, contando apenas com a cara e a coragem de Val e dos colabores que se juntaram à empreitada. No início, todo o conteúdo se resumia a ?podcasts? (programas gravados e transformados em arquivos MP3). Algum tempo depois, evoluiu para a programação em ?streaming? (gradecom transmissão ininterrupta) e, finalmente, para ?live streaming? (transmissões ao vivo). Hoje, a equipe conta com dez pessoas e a Graviola se tornou uma referência no segmento, sendo eleita pelo Prêmio Profissionais da música 2016 como a melhor webradio do país.

A partir deste mês, uma série de novidades promete deixar o projeto ainda mais interessante. A primeira delas vai ao ar hoje, às 20h. Trata-se do programa ?Gênesis ? de onde vem a música??, produzido em parceria com o Sobrado Boemia, estúdio e espaço cultural na Praça São Salvador, em Laranjeiras.

A ideia é criar encontros musicais inusitados entre artistas que muitas vezes nem sequer se conheciam pessoalmente em pocket shows no estúdio. Além das canções, os músicos participam de bate-papos com convidados e os mediadores, o DJ e radialista Dudu Oliveira e a própria Val. A primeira temporada, com 12 episódios de 50 minutos de duração, já está toda gravada e vai ao ar semanalmente neste mesmo dia e horário.

? O primeiro episódio, que vai ao ar nesta quinta-feira, é um encontro entre Chico Chico e Duda Brack, que nunca tinham tocado juntos. Tivemos outros memoráveis, como o do Rui Faria (MPB4) e Gabi Buarque ? conta Val.

NOVO SITE TERÁ DOIS AMBIENTES

Uma outra novidade é a atualização do site da rádio, que entra no ar no dia 25. Serão dois ambientes: Um totalmente em áudio e outro com uma revista digital da Graviola, com conteúdo também sobre a música independente. A reformulação foi feita por meio de uma campanha coletiva virtual de arrecadação de recursos, que contou com cerca de 70 participantes, entre pessoas e empresas.

? Tivemos um grande apoio de artistas e ouvintes e também gratas surpresas. Uma rede de Campinas, por exemplo, nos procurou para ajudar na campanha, dizendo que a Graviola é a música ambiente das suas lojas ? destaca a jornalista.

Também no dia 25 será lançado na Livraria Baratos da Ribeiro ? cujo proprietário, Maurício Gouveia, é um dos colaboradores mais assíduos da rádio ? a primeira coletânea musical da Graviola, com uma seleção de artistas independentes.

? O disco é o primeiro de muitos. Tudo foi feito dentro da lei, com questões como a dos direitos autorais, por exemplo, respeitadas. Foi um grande aprendizado. O trabalho não será vendido, mas distribuído entre artistas, jornalistas e ouvintes em geral ? explica Val.