RIO – O Reino Unido parece ter deixado a União Europeia e mergulhado com força nas redes sociais. Entre as 7h da manhã desta quinta-feira e as 10h da manhã desta sexta-feira, 6,4 milhões de tuítes relacionados ao debate político movimentaram o Twitter.
No momento da renúncia do primeiro-ministro britânico, David Cameron, o uso do microblog dobrou em comparação aos níveis habituais, informou o Twitter. O pico de conversas com a hashtag do movimento, #EUref, aconteceu às 8h26, horário local, desta sexta-feira, com 13.300 tuítes por minuto sobre a renúncia de Cameron.
O segundo momento de pico nessa rede acontecera horas antes, às 4h44, quando as emissoras ITN e BBC anunciaram a vitória da campanha pela saída do Reino Unido da União Europeia.
O Twitter destacou ainda que o referendo levou o nome Reino Unido a subir a Trending Topics no país, o que não é sempre que se vê.
Desde o início do processo político para decidir pela permanência ou não no bloco europeu, a campanha pelo Brexit foi a mais citada, abocanhando de 55% a 70% das conversas sobre o referendo. Só no dia da votação é que, pela primeira vez em seis semanas, a defesa por ficar na União Europeia foi dominante. No geral, a economia foi o tema mais discutido.