RIO ? O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), inaugurou esta manhã o reservatório de águas pluviais da nova Praça Varnhagen, na Tijuca, com capacidade para 43 milhões de litros de água. É o terceiro, e último, ?piscinão? do Programa de Controle de Enchentes da Grande Tijuca, que só deve ser concluído em julho, quando terminarem as obras de canalização e de desvio do Rio Joana, tudo ao custo de R$ 460 milhões.
Antes do término da canalização do Rio Joana, que foi desviado da Praça das Bandeiras e vai passar por baixo do Morro da Mangueira, Quinta da Boa Vista e desaguar na Baía da Guanabara, e que já tem 90% dos trabalhos executados, não é possível garantir que não haverá novas enchentes na região, a exemplo da última que aconteceu em março.
? A garantia que eu tenho dos técnicos de drenagem, repito, eu não sou um, é de que tendo tudo pronto, isso não vai encher mais, mas quando a obra do Rio Joana estiver concluída ? afirmou.
Além do piscinão da Praça Varnhagen, já foram inaugurados os reservatórios na Praça das Bandeiras e na Praça Niterói. Juntos, eles têm capacidade para armazenar 119 milhões de litros de água, número 42,3% menor do que os 281 milhões planejados inicialmente. A obra também teve atraso de 23 meses na entrega, prevista para maio de 2014, ainda para atender à Copa do Mundo. Paes credita a demora às mudanças de projetos, às dificuldades técnicas e burocráticas, como desapropriações que precisaram ser feitas.
? Eu diria que está muito mais atrasada, porque desde que o Rio é Rio a gente sabe que alaga tudo isso aqui. Então, está muito mais atrasado do que (em relação) a Copa ? declarou o prefeito, ressaltando que trata-se de um legado olímpico. ? A gente tem tem um monte de coisa que está acontecendo na cidade que têm uma inspiração olímpica, mas que não necessariamente, tem a ver com a Olimpíada. A gente sabe que a Olimpíada é em agosto, e agosto é época de seca e nunca enche essa região aqui, mas a gente usou a Olimpíada como argumento para fazer essas intervenções.
Do projeto inicial, já está descartada a construção do piscinão no Grajaú. O da Rua Heitor Beltrão, segundo secretaria municipal de Saneamento e Recursos Hídricos, deve ter o projeto pronto e a licitação feita ainda este ano.
NOVA PRAÇA VARNHAGEN
Junto com o piscinão foi entregue a reforma da Praça Varnhagen. Ela foi reurbanizada e passa a contar com parquinho infantil, área para ginástica, mesas de jogos, fraldários e na próxima semana deve ter uma academia da terceira idade.
A aposentada Cláudia Thereza da Silva, que mora há 27 anos na rua Felipe Camarão, em frente à praça, ficou satisfeita com a reforma. Ela gostou da iluminação e espera que o local tenha policiamento permanente, como já é feito na Praça Niterói. Em relação à enchente, ela espera que não aconteçam outras, principalmente por causa dos custos da obra, que ela considera elevados.
? Quando estava quase tudo pronto, trocaram a empreiteira e quebraram todo o piso que estava aqui e fizeram de novo. Para o bolso da gente, isso aqui ficou muito caro, espero, pelo menos, que funcione ? afirmou.
Moradora da Rua Babilônia, também perto da praça, Ilva de Assis Antônio está feliz por ter recuperado o local de caminhada. Ela elogiou a limpeza e o aspecto moderno com qual o local ficou, e espera contar com a colaboração dos usuários para a preservação.
? Será que vai continuar assim nessa limpeza e beleza? Está tudo muito lindo, mas tem que conservar ? alertou.