PEQUIM – A região administrativa de Hong Kong ? o terceiro maior comprador de carne do Brasil ? vai tirar do mercado toda a carne brasileira procedente de frigoríficos envolvidos no escândalo da operação ?Carne Fraca? da Polícia Federal. Cinco dos 21 investigados, que já haviam sido interditados pelo governo brasileiro, exportaram mercadoria para a cidade. A decisão foi anunciada pelo secretário de Segurança Alimentar e Higiene Ambiental, Ko Wing-man, após encontro com o cônsul-geral do Brasil. As autoridades locais estavam relutantes em adotar esta medida pela dificuldade de recolher o que já está no mercado. Em outro revés para a imagem do Brasil no exterior, as lojas McDonald?s e KFC de Hong Kong decidiram tirar a carne brasileira do cardápio para tranquilizar a clientela.
As plantas que venderam carnes para Hong Kong foram Frango DM Indústria e Comércio de Alimentos Ltda, Seara Alimentos Ltda, BRF S/A, JJZ Alimentos S.A. e Frigorífico Larisa Ltda.
? Não pudemos eliminar completamente os riscos ocultos em termos de segurança alimentar ? disse o secretário Ko Wing-man.
No caso de McDonald?s e KFC, acredita-se que o movimento se repita em outros estabelecimentos na cidade até que as autoridades liberem as importações da carne do Brasil (suspensas desde a terça-feira). O Centro para Segurança Alimentar (CFS) de Hong Kong deu esperanças aos produtores de que poderá voltar atrás em breve e anunciou que os primeiros resultados de testes realizados esta semana em amostras de carnes brasileiras foram ?satisfatórios?.
A entidade, contudo, não deu prazos para o fim das restrições e afirmou que vai rever seus próximos passos de acordo com os dados fornecidos pelo Brasil. ?O centro vai continuar em contato com as autoridades brasileiras para obter mais informações detalhadas sobre riscos e vai rever oportunamente suas próximas ações em resposta aos últimos acontecimentos?. Desde o dia 21 de março, segundo o CFS, 27 amostras foram retiradas dos carregamentos importados e do varejo para medir os graus de deterioração da mercadoria ou outros indicadores de segurança alimentar (tais como contaminação metálica).
Diante do embargo, o McDonald?s Hong Kong explicou que suspendeu as vendas do ?BBQ McWings?, ou asas de galinha grelhadas porque descobriu-se que alguns lotes da mercadoria poderiam ter vindo do Brasil. Ao GLOBO, a empresa garantiu que o frango grelhado e McChicken que estão sendo oferecidos nas cerca de 240 lojas da marca em Hong Kong são provenientes da China. ?Para garantir a tranquilidade dos consumidores, tiramos temporariamente os ?BBQ McWings? do cardápio como medida de precaução. Confirmamos que o frango grelhado e o McChicken disponíveis nos restaurantes são todos da China?, diz, lembrando que não há qualquer ingrediente servido em suas lojas que tenha sido importado dos 21 frigoríficos que estão sob investigação no Brasil na operação ?Carne Fraca? da Polícia Federal.
Já a rede KFC tirou a carne brasileira do seu cardápio a carne brasileira. A empresa não especificou que produtos usam a mercadoria brasileira.
? Para aliviar a preocupação do público, o KFC Hong Kong parou de usar carne brasileira a partir de hoje ? disse um porta-voz da empresa.
A prioridade máxima do KFC Hong Kong, segundo ele, tem sido a segurança dos consumidores.
? O fornecimento de carne brasileira está sendo acompanhado de perto pelo KFC Hong Kong e seguimos as instruções e procedimentos divulgados pelas autoridades competentes. O KFC Hong Kong tem o compromisso de servir aos seus clientes comida saborosa da mais alta qualidade ? completou.
Seguindo o exemplo chinês e da União Europeia, a região administrativa especial de Hong Kong divulgara no fim da tarde de terça-feira a suspensão temporária das importações de carnes brasileiras. O Centro para Segurança Alimentar (CFS) do Departamento de Saúde Alimentar e Ambiental afirmou em nota oficial que, ?tendo em vista o fato de a qualidade carne exportada pelo Brasil estar sendo questionado, em nome da prudência, o CFS decidiu suspender temporariamente as compras de carnes congeladas e frescas de bovinos e aves brasileiros?.