Os esforços para acelerar a vacinação contra a covid-19 revelaram que muitos municípios paranaenses ainda precisam de insumos para conseguir imunizar a população. Para contribuir com esse processo, o Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), por meio da campanha Essencial é Viver, faz um acompanhamento constante dessas demandas e busca, junto à comunidade empresarial, viabilizar doações para suprir as necessidades. A campanha também atua para reduzir os impactos sociais da pandemia, recebendo equipamentos utilizados para aulas on-line, além de alimentos e agasalhos.
Atualmente, 139 municípios do Estado ainda precisam de algum tipo de insumo para executar a vacinação, como geladeiras para o armazenamento dos imunizantes e caixas térmicas para transporte das doses. A campanha também busca doações de itens como álcool gel, máscaras e jalecos.
A pesquisa das necessidades dos municípios foi realizada em parceria com o movimento Unidos Pela Vacina (UPV), que levantou quais cidades tinham algum tipo de demanda. Em seguida, o Sistema Fiep compilou os dados, definindo quanto de cada item era necessário em cada município. “A atualização dessas informações e a destinação dos materiais é feita em total articulação com as autoridades da área de saúde”, explica a gerente executiva de Projetos Institucionais do Sistema Fiep, Maria Cristhina de Souza Rocha.
Impactos sociais – A campanha Essencial é Viver também tem o objetivo de minimizar os impactos sociais da pandemia. Para as empresas, estão sendo solicitadas ainda doações de itens que facilitem o acesso de alunos às aulas on-line, como smartphones e chips, tablets, notebooks e computadores. Já pessoas físicas podem doar alimentos não-perecíveis, agasalhos, cobertores e livros.
Todas as unidades do Sistema Fiep são pontos de arrecadação da campanha, que vai até 10 de julho. Pessoas jurídicas que desejem fazer doações ou tirar dúvidas devem encaminhar um e-mail para [email protected]. Mais informações sobre a campanha estão disponíveis em sistemafiep.com.br/essencialeviver.
Crédito da foto: Gelson Bampi/Sistema Fiep