Cotidiano

Câmara fecha portaria e suspende visitação ao Congresso em semana de debates polêmicos

INFOCHPDPICT000065507610BRASÍLIA ? O acesso à Câmara dos Deputados foi alterado temporariamente nesta terça-feira. Quem tentou entrar na Casa pela portaria do Anexo III, próxima à parada de ônibus da Esplanada dos Ministérios, deu de cara com uma parede de tapume, semelhante às instaladas em prédios que estão em reforma.

Porém, neste caso, não se trata de nenhuma obra. De acordo com a assessoria de imprensa da Câmara, a entrada ficará fechada até a próxima quinta-feira com intuito de assegurar que os trabalhos legislativos ocorram dentro da normalidade, já que a semana traz uma pauta cheia de debates e votações que despertam muito interesse popular, como as Reformas da Previdência e Trabalhista. A visitação do público ao Congresso Nacional também está suspensa.

Segundo a assessoria, o procedimento segue as determinações de um ato da Mesa Diretora, que estabelece os limites máximos de ocupação dos espaços, tendo em vista a segurança das pessoas que circulam na Casa. O mesmo procedimento poderá ser tomado nas próximas semanas, se a Casa julgar necessário.

Esta não é a primeira vez que a Câmara limita a entrada do público quando algum ponto polêmico está em discussão. No final do ano passado, durante a votação da PEC 241, deputados da oposição criticaram a mesa diretora por impedir que a população assistisse presencialmente votações tão importantes.