Cotidiano

Café na Europa cria taxa para clientes que carregam smartphones

64901250_The Hundertwasser House landmark an apartment house designed by artist and architect Friede.jpg

VIENA, Áustria – Garçons ranzinas são algo tão tradicional em Viena quanto um strudel de maçã, mas um café situado em um marco histórico da capital da Áustria causou inquietação quando começou a cobrar de seus clientes uma taxa para carregar smartphones.

Links Carregador

Cansada de hordas de turistas carregando seus devices por horas, a proprietária do café, Galina Pokorny, introduziu a cobrança de 1 euro (cerca de R$ 4) para quem conectar aparelhos como celulares, tablets e laptops por muito tempo.

“Os turistas estão sempre atrás de electricidade, electricidade, electricidade. Desculpe, mas quem vai me pagar por isso?”, questona a dona do Terrassencafe, que no fica no Hundertwasserhaus, um pequeno prédio colorido desenhado pelo arquiteto Friedensreich Hundertwasser que virou atração turística de Viena.

Os clientes podem usar a eletricidade para carregar seus aparelhos por até 15 minutos de graça. A partir daí, a quantia de 1 euro será cobrada na conta, junto com os outros produtos consumidos no café.

“Eu gerencio um café, e não um cybercafé”, disse Galina. “Está ficando cada vez mais frequente. As pessoas vêm e acham que tudo é acessível e livre … Você não precisa nem abrir os olhos na parte da manhã para livre.”

A cobrança já tem alguns meses, mas ganhou repercussão nesta quarta-feira, quando um tabloide local publicou uma matéria sobre a “conta bizarra”.