Cotidiano

Bush pai votará em Hillary, revela filha de Robert Kennedy

RIO ? Ex-presidente dos EUA, George H W Bush votará na democrata Hillary Clinton nas eleições de novembro. Pelo menos foi o que disse Kathleen Kennedy Townsend, a filha de Robert F Kennedy ? que foi senador e irmão do presidente assassinado John F. Kennedy. Em sua conta numa rede social, ela posou para uma foto com o Bush pai, afirmando que o próprio republicano lhe contou sua intenção de voto.

?O Presidente me contou que ele vai votar em Hillary!!?, escreveu Kathleen, que é ex-vice-governadora de Maryland. No Facebook, ela se identifica como Kathleen Hartington.

Kathleen é uma já antiga apoiadora da campanha de Hillary à Presidência dos EUA na disputa contra o republicano Donald Trump. Em maio, o ex-presidente deixou claro que não apoiaria o magnata ? um posicionamento adotado também pelo seu filho, o ex-presidente George W Bush, que precedeu o atual presidente dos EUA, Barack Obama, na chefia da Casa Branca.

Porta-voz da família Bush, Jim McGrath disse ao ?Guardian? que o Bush pai não comentará sobre o seu voto nas eleições presidenciais.

? O voto que o presidente Bush depositará enquanto cidadão em cerca de 50 dias é apenas isso: um voto secreto em 50 dias. Ele não vai comentar sobre a disputa presidencial no ínterim.

Pré-candidato presidencial, Jeb Bush ? irmão de George W Bush e filho de George H W Bush ? também não apoiou Trump após ter deixado a disputa. Os dois republicanos trocaram intensas críticas enquanto rivais na competição pela indicação do partido.

Se o Bush pai efetivamente votar em Hillary, se juntará a uma série de republicanos que retiraram seu apoio à própria legenda para votar no Partido Democrata. O gesto vem, para muitos políticos, como uma demonstração contra a candidatura de Trump, que não tem experiência na vida política e já causou uma série de polêmicas durante sua campanha.