SÃO PAULO – A administradora de shoppings BR Malls está recorrendo à concessão de descontos para atrair grandes varejistas para seus empreendimentos, diante de um cenário de dificuldade para o varejo por conta da recessão.
Em teleconferência com analistas de mercado sobre o resultado trimestral divulgado na sexta-feira, executivos da companhia comentaram que esperam melhora no cenário para o varejo no segundo semestre por conta da mudança de governo.
A fraqueza nas vendas de supermercados, móveis, eletrodomésticos e combustíveis fez o varejo brasileiro voltar a cair com força em março, levando o setor a fechar o primeiro trimestre com o pior resultado histórico, recuando 7% na leitura trimestral.
Apesar disso, a BR Malls divulgou na noite de sexta-feira lucro líquido de R$ 131 milhões para o primeiro trimestre, revertendo prejuízo de um ano antes. O balanço foi apoiado pela valorização do real contra o dólar no período, que impulsionou o resultado financeiro. A receita caiu 2,5% na comparação anual.
O vice-presidente financeiro, Frederico Villa, não deu detalhes sobre o nível de descontos que a BR Malls está concedendo. Ele afirmou, porém, que a empresa está “perdendo um pouco no curto prazo, mas estamos trazendo lojistas mais fortes que possam trazer mais gente para nossos shoppings (…) Estamos olhando para o longo prazo”.
As ações da empresa recuavam 3,90% às 10h54, enquanto o Ibovespa mostrava ganho de 0,32%.
A BR Malls informou no balanço que a taxa de ocupação de seus shoppings ficou estável em 96,8% no primeiro trimestre, apoiada em “esforços na comercialização e reposição de lojistas”.
Porém, as despesas com vendas dispararam mais de 90 por cento ano a ano, para R$ 27,3 milhões, com a maior parte do incremento devendo-se à provisão para devedores duvidosos.
Segundo Villa, a empresa está vendo um “cenário duro para o varejo, mas com a mudança de governo, acredito que a gente consiga ver alguma melhora mais para o segundo semestre, talvez no quarto trimestre”.