BRASÍLIA – O Banco Central anunciou, nesta quarta-feira, a criação de uma política de relacionamento com a população. Segundo a autoridade monetária, será criado o Comitê do Cidadão para o contato com o sistema financeiro e com o BC.
A assessoria de imprensa divulgou um documento com uma lista de intenções do Banco Central com a medida. A ideia é centralizar as demandas dos cidadãos.
?A análise conjunta por essas unidades das questões de competência do BCB que afetam o consumidor de serviços financeiros tem potencial para produzir decisões mais consistentes e eficazes, além de facilitar o encaminhamento das ações que se entendam necessárias, com impacto positivo na efetividade das mesmas, devendo, portanto, ser favorecida por esse mecanismo institucional de integração?, diz o documento do BC.
A nova política do BC em relação ao cidadão é propiciar canais efetivos de interação, adequados aos perfis dos cidadãos e das partes interessadas; aperfeiçoar os serviços prestados pelo Banco Central; fortalecer a cidadania financeira, elevando e qualificando o nível de inclusão financeira.
A autoridade monetária também visa a proteção ao consumidor de serviços e produtos financeiros e a educação financeira da população; potencializar o entendimento das normas, diretrizes e estratégias do Banco Central, em especial as relacionadas à conduta das instituições financeiras; fomentar maior equilíbrio entre mercado e sociedade, estimulando boas práticas no relacionamento das instituições supervisionadas com o cidadão.