RIO ? Em reação ao atentado que matou cerca de 50 pessoas e deixou outras dezenas de feridos em Orlando, na Florida, diversos artistas recorreram ao Twitter para expressar seu apoio às vítimas e repúdio às ações do atirador. Muitos utilizaram a hashtag “#PrayForOrlando” (“rezem por Orlando”) e, ainda abalados com o assassinato de Christina Grimmie, vários pediram por maior controle sobre a venda de armas.
Armado com um rifle AR-15, o atirador abriu fogo no clube noturno Pulse por volta das 2h (3h no horário de Brasília), antes de fazer vários reféns, de acordo com relatos da mídia local. Foram disparadas dezenas de tiros, e o autor tinha um dispositivo junto ao corpo, que poderia ser uma bomba.
John Legend, vencedor do Oscar de melhor canção original pelo tema de “Selma”, se disse “horrorizado com o massacre de Orlando”, e perguntou: Quando vamos começar a fazer algo para prevenir essas matanças?”. Em sua rede, ele ainda retuitou diversos posts criticando a facilidade com que se pode comprar armas de fogo no país.
John Legend – massacre de Orlando
A rapper Lil’Kim optou por publicar uma imagem com diversos corações coloridos, fazendo uma analogia ao símbolo da luta pelos direitos LGBT, dizendo “mais amor. Menos ódio”:
A jovem cantora pop Ariana Grande disse que seu espírito estará em Los Angeles, onde acontece a parada gay. Em outro post, ela se perguntou: “Como como como como alguém pode ter tanto ódio??? Meu coração… está partido. Estou rezando pelas famílias das vítimas de Orlando. Esotu muito triste”:
Adam Lambert, que substituiu bravamente Freddie Mercury ao excursionar com o Queen, já tinha usado o Twitter no sábado para chamar de “tragédia devastadora” o assassinato de Christina Grimmie. No domingo, além de pedir maior controle sobre a venda de armas, ele mandou seus sentimentos às vítimas do massacre: “Meus pensamentos e orações estão com meus irmãos e irmãs que estavam na boate Pulse. RIP todos aqueles que perderam suas vidas.”
Já Cher se manifestou de forma enfática contra a venda de armas de assalto: “No mínimo, rifles de assalto automáticos & aqueles que podem ser transformados em armas de assalto com grandes pentes devem ser banidos”
Lady Gaga, que também já havia lamentado o assassinato de Christina Grimmie, disse que “é um momento traumático e emotivo para muitas pessoas. Sonho que o mundo reflita sobre o que podemos fazer para mudar essa violência. #Orlando”