BRASÍLIA – Trezentos e dez bancários aposentados farão consultoria para micro e pequenos empresários em todo o país. Lançado nesta quarta-feira, o programa Senhor Orientador promete atender 36 mil empreendedores até o fim do ano, e ajudá-los a conseguir crédito no Banco do Brasil.
Os consultores aposentados têm mais de 60 anos e, no mínimo, uma década de experiência em análise de crédito e atendimento à pessoa jurídica. Eles receberam capacitação online. Os contratos com o Sebrae foram firmados até dezembro de 2018. Na reforma da Previdência enviada ao Congresso, o governo propôs 65 anos para a idade mínima de aposentadoria.
Essas consultorias, que já começaram semana passada, são presenciais e duram quatro horas. Até 210 empresas podem ser atendidas por um consultor, e cada empresa assessorada receberá R$ 453.
O governo estima que 98,5% das empresas nacionais sejam micro e pequenas empresas, concentrando 52% das vagas de emprego no país. Em janeiro, foram anunciados R$ 8,2 bilhões para capital de giro e crédito orientado.