NOVA YORK – A American Airlines, a maior companhia aérea do mundo, está em negociações para comprar uma fatia na China Southern Airlines, segundo comunicado da empresa asiática. Na semana passada, a Bloomberg News noticiou que a American faria um investimento de US$ 200 milhões na aérea chinesa. O comunicado, porém, não cita esta operação especificamente.
A nota diz que as negociações são sobre ?uma possível cooperação estratégica? entre as duas companhias, ?envolvendo, entre outros, a emissão de ações da empresa e outras cooperações de negócios?. A aquisição de participação na China Southern Airlines aumentaria a presença da American no mercado chinês, onde a rival americana Delta já está desde 2015, quando comprou uma fatia minoritária na China Eastern Airlines.
Desde que as negociações vazaram para a imprensa, no último dia 23, a compra e venda de ações da China Southern Airlines foram suspensas. Elas serão retomadas nesta segunda-feira. A empresa voa para Austrália, Nova Zelândia e países do Sudeste asiático.
A China Southern, a Delta ea China Eastern são membros da SkyTeam, aliança global de companhias aéreas. Já a American Airlines pertence a outra aliança, a Oneworld, que não tem companhia aérea parceira sediada na China. Essas alianças tornam o deslocamento de passageiros mais fácil entre os países, já que as aéreas do mesmo grupo compartilham voos ou mantêm programação dos voos de tal forma que os viajantes conseguem fazer conexões mais rápidas.