Cotidiano

Alta de juros continua apropriada após dado ruim de emprego, diz integrante do Fed

2014 710530935-2014 710351682-20140430152901462afp.jpg_20140430.jpg_20140501.jpgESTOCOLMO – Os números decepcionantes sobre o mercado de trabalho americano divulgados na sexta-feira não mudam o cenário econômico do país e uma elevação gradual dos juros continua sendo apropriada, afirmou neste sábado a presidente do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) de Cleveland, Loretta Mester.

? Eu ainda acredito que, para atingirmos nossos objetivos de política monetária, um ritmo de elevação gradual das taxas é apropriada ? disse Loretta a jornalistas na capital sueca.

Em dezembro, o Fed elevou os juros pela primeira vez em quase uma década. Mas a divulgação de dados divergentes sobre a solidez da economia americana tem deixado os investidores incertos sobre quando a próxima elevação ocorrerá. Quanto mais fraca for a atividade econômica, mais difícil será subir juros, já que taxas mais altas reduzem o crédito e, por consequência, o consumo. A maioria dos economistas prevê que o aumento ocorrerá apenas em setembro, mas muitos apostam em uma alta já este mês, na reunião dos dias 14 e 15.

Loretta disse que a decisão sobre o aumento de juros dependerá de bons dados econômicos, mas ela negou que os mais recentes números sobre o mercado de trabalho sejam um grande problema. A criação de vagas fora do setor agrícola ficou em apenas 38 mil no mês passado, menor ganho desde setembro de 2010, informou o Departamento de Trabalho na sexta-feira. O governo informou que a greve de um mês na Verizon deprimiu o crescimento de vagas em 34 mil. A geração de postos de trabalho em maio ficou bem abaixo das 123 mil novas vagas abertas em abril.

? Eu acho que os números fracos sobre o emprego não mudou de forma fundamental a perspectiva econômica ? afirmou. ? Você não pode enxergar muita coisa em apenas um número, mas ele será parte dos dados que serão levados em consideração nas reuniões de junho e do restante do ano.