Cotidiano

Agentes da Guarda Municipal são treinados para atendimento pré-hospitalar

Curso, ministrado pela Polícia Federal, teve início nesta terça-feira e prossegue até amanhã

Agentes da Guarda Municipal são treinados para atendimento pré-hospitalar

Nesta terça-feira (22) e quarta-feira (23), agentes da Guarda Municipal de Cascavel passam por um Curso de Atendimento Pré-Hospitalar de Combate. O treinamento serve para capacitar os agentes para a rotina do dia a dia. O curso está sendo ministrado pela Polícia Federal.

O secretário de Segurança Pública, Pedro Fernandes, explica que na rotina da Guarda Municipal muitas vezes os agentes se deparam com situações de eventuais ferimentos provocados por arma branca, arma de fogo, atropelamentos, entre outros casos.

“Nessa capacitação, o guarda aprende a lidar com isso como parte de sua rotina. E esse tipo de aprimoramento em circunstâncias específicas e pontuais, pode resultar em situações como salvamento de vidas, por exemplo. Uma hemorragia, se você não souber contê-la, pode levar à morte em muito pouco tempo. Ou se você tentar fazê-lo de forma incorreta, você também pode perder o paciente naquele momento. Então, essa é a ideia: aprimorar cada dia mais o atendimento da Guarda Municipal, a si próprios, aos seus próprios agentes e também a terceiros que eventualmente estejam envolvidos na mesma situação”, explica o secretário.

Nesse primeiro momento, 30 guardas municipais participam do curso, mas haverá outra turma participante. As aulas acontecem na sede da Guarda Municipal e o curso é gratuito. Nesta terça-feira, acontecem as aulas teóricas e amanhã serão aplicadas as aulas práticas.

O secretário destaca que esse treinamento é de extrema importância para os agentes. “É fundamental que o guarda tenha esse conhecimento, visto que ele muitas vezes chega primeiro ao local”, explica.

Fotos: Vanderlei Faria/Secom