CIDADE DO MÉXICO – Um dos advogados de Joaquín “El Chapo” Guzmán lançou uma nova tática legal para tentar melhorar as condições de reclusão do narcotraficante mexicano. Para tentar recuperar o criminoso extraditado para os EUA ? onde é julgado por tráfico, lavagem de dinheiro e outros crimes ?, ele apelou para que Donald Trump deporte seu cliente, tentando seguir a lógica de deportação defendida pelo presidente americano. CHAPO
José Luis González Meza exibiu um cartaz do lado de fora da Procuradoria Geral mexicana, na capital do país, que dizia: “Senhor Trump, deporte o ilegal criminoso Chapo Guzmán.”
Segundo Meza, as autoridades mexicanas violaram o processo legal ao extraditá-lo. Agora, de acordo com o advogado, o cliente está em situação ilegal nos EUA.
? Vamos pedir que ele seja devolvido, porque ele é ilegal e um criminoso ? sintetizou Meza, que em outras ocasiões chegou a vestir roupas com os dizeres “Extradição nunca”, tentando evitar a ida do cliente aos EUA.
El Chapo passa seus dias trancafiado 23 horas numa prisão federal de segurança máxima em Manhattan. Sua esposa não pode visitá-lo. Ele também não pode usar o telefone. As rigorosas condições de prisão para o narcotraficante, que foi o criminoso no mercado das drogas mais procurado do mundo antes de ser recapturado em 2016, foram até denunciadas por advogados de defesa em uma tentativa fracassada fazer um juiz aliviar sua situação.
Guzmán, de 59 anos, se declarou inocente das acusações de ter executado uma operação maciça de tráfico de drogas que lavou bilhões de dólares e supervisionou assassinatos e sequestros.